quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Horizonte Perdido (Lost Horizon)-1972


O filme:
Em 1937, a Columbia Pictures, filmou Horizonte Perdido, o clássico livro de James Hilton (1900-1954). Dirigido por Frank Capra (1897-1991), e estrelado por Ronald Colman (1891-1958) o filme foi um grande sucesso, ficando em sétimo lugar nos filmes mais lucrativos da déc.30.
Na déc.60, o cinema estava em decadencia, não conseguia competir com a televisão. Dadas as inseguranças e dificuldades economicas os estudios foram adquiridos por multinacionais: a Paramount foi comprada pela Gulf + Western Industries, a Universal pela Music Corporation of America, a Warner Bros. fundiu-se a TV Seven Arts, a United Artists, foi absolvida pelo Banco da América, porem a Columbia permaneceu sem ser vendida, porem com uma crise financeira.
Precisando de um sucesso, a Columbia, teve a ideia de refilmar Horizonte Perdido, mas como musical, então Charles Jarrot (1927- ) foi chamado para dirigir, o músico e compositor Burt Bacharah (1928- ) ficou responsavel pelas músicas, e Larry Kramer pelo roteiro (este viria a confessar de não ter gostado de seu roterio para o filme).
Quando lançado em 1972 o filme foi ridicularido pela crítica e público. o que fez a Columbia, cortar varios cenas do filme, porem o filme já era considerado um fracasso, o acabou levando o apelido de "Investimento Perdido". A trilha Sonora, fez mais sucesso que o filme,ficando na posição 56, do top 200, das melhores musicas do ano.
O filme acabou sendo deixado de lado pelo estudio, foi lançado em vhs, só nos EUA, porém no Brasil, começou surgir um grupo de fãs, que cada vez fica maior, sendo que o filme esta em vários sites para download, existem comunidades dedicadas ao filme. Recentemente foi achada, duas cenas cortadas, que foram incorporadas ao restante do filme. Ocorre boatos, que a Columbia pretende restaurar o filme e lançar em dvd duplo junto com a versão de 1937. No entanto não se sabe se os boatos são realmente consistentes.
Horizonte Perdido,é um ótimo filme ao contrario do que a crítica da epóca comentou. As musicas de bacharah são realmete incriveis, que expressam, uma Shangri-Lá, um mundo perfeito. Recomendo o filme, assim como o livro.
A História:
Conta sobre um grupo de viajantes, que tem o avião sequestrado, enquanto fugiam de uma revolução sangrenta. O avião cai no Himalaia, one são resgatados e levados para o mosterio de Shangri-Lá. Os recém-chegados rapidamente se adaptam à vida em Shangri-Lá, especialmente Richard Conway (Peter Finch/1916-1977), o líder do grupo, que acaba apaixonado pela professora de Shangri-la, Catherine (Liv Ullman/1938- ). Os outros do grupo Sally Hugues (Sally Kellerman), Sam Cornelius (George Kennedy), Harry Lovett (Bobby Van), com o tempo e os conselhos do lama Tchang (John Gielgud), acabam se acostumando e gostando do lugar. Porém o único que não esta satisfeito é George (Michael York), o irmão mais novo de Richard.
George se apaixona por Maria (Olivia Hussey) , uma dançarina, e quer levá-la com ele quando ele sair.
Porém Tchang avisa, que ela veio a Shangri-Lá a mais de oitenta anos, se ela vier a deixar o vale iria reverter rapidamente a sua idade real.
Richard é convocado para encontrar o Grande Lama (Charles Boyer), que informa que ele foi levado para lá por uma razão, para assumir a liderança da comunidade quando ele mesmo morrer. Porém Richard é pressionado a deixar Shangri-Lá, e foje com George e Maria. Não muito tempo depois da partida a verdadeira idade de Maria aparece, e esta acaba morrendo. George entra em desespero e se atira de um penhasco. Restando apenas Richard, que quase morto é resgatado e levado a um hospital, no entanto ele foje, para retornar ao vale, e milagrosamente depois de tantor caminhar acha a entrada de Shangri-Lá.

Fonte: Guia Ilustrado de Cinema Zahar- Ronald Bergan

(As imagens,em preto e branco, são únicas, e não tem em outro lugar, eu tirei do livro Horizonte Perdido, uma edição de 1972, que traz fotos do filme.)


(A Construção do mosteiro de Shangri-Lá, especialmente construido para o filme)


(Vista parcial do mosterio pronto)

(Olivia Hussey, a principal bailarina, do vale, em uma das cenas cortadas do Filme)


(O avião antes de ser sequestrado)


(Sam e Sally, tentando embarcar no avião, em meio a uma revolução sangranta)

(Richard Conway, pedindo ajuda, durante a revolução)

(Olia Hussey e Sally Kellerman, descansam depois de ensaiarem um dos números musicais do filme)

(Após o resgate, o grupo se dirige a Shabgri-Lá)


(O Grande Lama, dá as boas-vindas a Conway)

(Liv Ullman, como Catherine cantando "The World is a Circle", no qual ela foi dublada nas músicas por Diana Lee)

(Conway e Catherine)

( O funeral do Grande Lama)

(Richard, George e Maria deixam Shangri-Lá)










domingo, 2 de janeiro de 2011

A Felicidade não se Compra (It´s a Wonderful Life)


O filme:
A Felicidade não se Compra, foi o primeiro pós-guerra do diretor Frank Capra (1897-1991), este enaltece a bondade das pessoa comuns e o valor dos sonhos humildes. O filme é baseado em The Greatest Gift, um conto escrito em um cartão de natal por Philip Van Doren Stern (1900-1984).
Estrelado por James Stewart (1908-1997), o papel do jovem sobrecarregado de responsabilidades foi quase recusado por Stewart, por ter recém-saído da guerra. Lançado em 20 de dezembro de 1946 (no Brasil foi lançado em 14 de fevereiro de 1947) sob fortes críticas, sendo indicado a 5 Oscars, porém não venceu nenhuma categoria.
Na década de 60, o copyright do filme expirou, o que permitiu a circulação de uma versão em "domínio público" e exibições frequentes na televisão.Com o tempo o filme se consagrou como grande clássico natalino . Em 2010 o site DigitalDreamDoor, fez uma lista dos 100 melhores filmes de natal, conquistando "A Felicidade não se Compra" o primeiro lugar.
Capra e Stewart consideravam um dos melhores filmes que já tinham feito, e expressaram profundo descontentamento quando ele se tornou vítima precoce da febre da colorização. Porém a versão que hoje é lançada em dvd, e na televisão é a versão clássica em preto e branco.O Filme é um grande classico, que encantou e encanta gerações em todo o mundo.
A história:
George Bailey (James Stweart), um homem de bom coração que cresce na pequena cidade de Bedford Falls, em Connecticut, mas sonha em viajar pelo mundo. Porém o dever está sempre no caminho desse sonho. Ao se casar com Mary (Donna Reed/1921-1986) começa a constituir família. Porém mesmo com as dificuldades da vida nunca deixa o senso de filantropia ao ajudar os trabalhadores da cidade a comprarem suas próprias casas.
No entanto é forçado a recorrer a popuança familiar para impedir que sua empresa de crédito seja consficada pelo ganancioso banqueiro da cidade (Lionel Barrymore/1878-1954).
George sente-se tão pressionado que tenta suicídio, almejando pular de uma ponte. Quando aparece enviado do céu, um anjo, chamado Clarence (Henry Travers/1874-1965), que para conseguir seu par de asas, precisa mostrar a George, o quão é importante, fazendo-o ver como seria se ele não tivesse nascido.

Fonte: 1001 filmes para se ver antes de morrer-Steven Jay Schneider.

(Versão Colorizada, repudiada por Capra e Stewart)




(Cartaz do filme em Italiano)






sábado, 1 de janeiro de 2011

Cine Filmes Clássicos


Este blog ira tratar de Filmes Classicos, não importando a idade, ou país, pois em todo os lugares pode surgir um clássico. Mostrarei, sobre a produção de cada filme, tambem com cartazes e fotos,
e até alguns downloads. Peço paciencia, pois sou novo no ramo dos blogs. Eu precisava criar um blog e escrever sobre os filmes, assim posso apredner tambem. O slogan ficou meio simples porem com o tempo ira melhorar.Tentarei mostrar os filmes diferente dos outros blogs, tentando dar mais detalhes.
Espero que gostem!