
O filme:
Em 1937, a Columbia Pictures, filmou Horizonte Perdido, o clássico livro de James Hilton (1900-1954). Dirigido por Frank Capra (1897-1991), e estrelado por Ronald Colman (1891-1958) o filme foi um grande sucesso, ficando em sétimo lugar nos filmes mais lucrativos da déc.30.
Na déc.60, o cinema estava em decadencia, não conseguia competir com a televisão. Dadas as inseguranças e dificuldades economicas os estudios foram adquiridos por multinacionais: a Paramount foi comprada pela Gulf + Western Industries, a Universal pela Music Corporation of America, a Warner Bros. fundiu-se a TV Seven Arts, a United Artists, foi absolvida pelo Banco da América, porem a Columbia permaneceu sem ser vendida, porem com uma crise financeira.
Precisando de um sucesso, a Columbia, teve a ideia de refilmar Horizonte Perdido, mas como musical, então Charles Jarrot (1927- ) foi chamado para dirigir, o músico e compositor Burt Bacharah (1928- ) ficou responsavel pelas músicas, e Larry Kramer pelo roteiro (este viria a confessar de não ter gostado de seu roterio para o filme).
Quando lançado em 1972 o filme foi ridicularido pela crítica e público. o que fez a Columbia, cortar varios cenas do filme, porem o filme já era considerado um fracasso, o acabou levando o apelido de "Investimento Perdido". A trilha Sonora, fez mais sucesso que o filme,ficando na posição 56, do top 200, das melhores musicas do ano.
O filme acabou sendo deixado de lado pelo estudio, foi lançado em vhs, só nos EUA, porém no Brasil, começou surgir um grupo de fãs, que cada vez fica maior, sendo que o filme esta em vários sites para download, existem comunidades dedicadas ao filme. Recentemente foi achada, duas cenas cortadas, que foram incorporadas ao restante do filme. Ocorre boatos, que a Columbia pretende restaurar o filme e lançar em dvd duplo junto com a versão de 1937. No entanto não se sabe se os boatos são realmente consistentes.
Horizonte Perdido,é um ótimo filme ao contrario do que a crítica da epóca comentou. As musicas de bacharah são realmete incriveis, que expressam, uma Shangri-Lá, um mundo perfeito. Recomendo o filme, assim como o livro.

Conta sobre um grupo de viajantes, que tem o avião sequestrado, enquanto fugiam de uma revolução sangrenta. O avião cai no Himalaia, one são resgatados e levados para o mosterio de Shangri-Lá. Os recém-chegados rapidamente se adaptam à vida em Shangri-Lá, especialmente Richard Conway (Peter Finch/1916-1977), o líder do grupo, que acaba apaixonado pela professora de Shangri-la, Catherine (Liv Ullman/1938- ). Os outros do grupo Sally Hugues (Sally Kellerman), Sam Cornelius (George Kennedy), Harry Lovett (Bobby Van), com o tempo e os conselhos do lama Tchang (John Gielgud), acabam se acostumando e gostando do lugar. Porém o único que não esta satisfeito é George (Michael York), o irmão mais novo de Richard.
George se apaixona por Maria (Olivia Hussey) , uma dançarina, e quer levá-la com ele quando ele sair. Porém Tchang avisa, que ela veio a Shangri-Lá a mais de oitenta anos, se ela vier a deixar o vale iria reverter rapidamente a sua idade real.
Richard é convocado para encontrar o Grande Lama (Charles Boyer), que informa que ele foi levado para lá por uma razão, para assumir a liderança da comunidade quando ele mesmo morrer. Porém Richard é pressionado a deixar Shangri-Lá, e foje com George e Maria. Não muito tempo depois da partida a verdadeira idade de Maria aparece, e esta acaba morrendo. George entra em desespero e se atira de um penhasco. Restando apenas Richard, que quase morto é resgatado e levado a um hospital, no entanto ele foje, para retornar ao vale, e milagrosamente depois de tantor caminhar acha a entrada de Shangri-Lá.
Fonte: Guia Ilustrado de Cinema Zahar- Ronald Bergan
(As imagens,em preto e branco, são únicas, e não tem em outro lugar, eu tirei do livro Horizonte Perdido, uma edição de 1972, que traz fotos do filme.)











