domingo, 2 de janeiro de 2011

A Felicidade não se Compra (It´s a Wonderful Life)


O filme:
A Felicidade não se Compra, foi o primeiro pós-guerra do diretor Frank Capra (1897-1991), este enaltece a bondade das pessoa comuns e o valor dos sonhos humildes. O filme é baseado em The Greatest Gift, um conto escrito em um cartão de natal por Philip Van Doren Stern (1900-1984).
Estrelado por James Stewart (1908-1997), o papel do jovem sobrecarregado de responsabilidades foi quase recusado por Stewart, por ter recém-saído da guerra. Lançado em 20 de dezembro de 1946 (no Brasil foi lançado em 14 de fevereiro de 1947) sob fortes críticas, sendo indicado a 5 Oscars, porém não venceu nenhuma categoria.
Na década de 60, o copyright do filme expirou, o que permitiu a circulação de uma versão em "domínio público" e exibições frequentes na televisão.Com o tempo o filme se consagrou como grande clássico natalino . Em 2010 o site DigitalDreamDoor, fez uma lista dos 100 melhores filmes de natal, conquistando "A Felicidade não se Compra" o primeiro lugar.
Capra e Stewart consideravam um dos melhores filmes que já tinham feito, e expressaram profundo descontentamento quando ele se tornou vítima precoce da febre da colorização. Porém a versão que hoje é lançada em dvd, e na televisão é a versão clássica em preto e branco.O Filme é um grande classico, que encantou e encanta gerações em todo o mundo.
A história:
George Bailey (James Stweart), um homem de bom coração que cresce na pequena cidade de Bedford Falls, em Connecticut, mas sonha em viajar pelo mundo. Porém o dever está sempre no caminho desse sonho. Ao se casar com Mary (Donna Reed/1921-1986) começa a constituir família. Porém mesmo com as dificuldades da vida nunca deixa o senso de filantropia ao ajudar os trabalhadores da cidade a comprarem suas próprias casas.
No entanto é forçado a recorrer a popuança familiar para impedir que sua empresa de crédito seja consficada pelo ganancioso banqueiro da cidade (Lionel Barrymore/1878-1954).
George sente-se tão pressionado que tenta suicídio, almejando pular de uma ponte. Quando aparece enviado do céu, um anjo, chamado Clarence (Henry Travers/1874-1965), que para conseguir seu par de asas, precisa mostrar a George, o quão é importante, fazendo-o ver como seria se ele não tivesse nascido.

Fonte: 1001 filmes para se ver antes de morrer-Steven Jay Schneider.

(Versão Colorizada, repudiada por Capra e Stewart)




(Cartaz do filme em Italiano)






Nenhum comentário:

Postar um comentário